Fé no Senhor Jesus Cristo é o primeiro princípio do evangelho. Ela é necessária para a nossa salvação. O rei Benjamim declarou: "A nenhum desses será concedida salvação, a não ser pelo arrependimento e fé no Senhor Jesus Cristo." (Mosias 3:12)

Fé é confiança nas coisas que não se vêem, mas que são verdadeiras. (Ver Hebreus 11:1; Alma 32:21.) O Profeta Joseph Smith ensinou que a fé motiva nossas atividades diárias. Disse que a fé é um princípio de poder e força que inicia a ação dentro de nós.

Será que estudaríamos e aprenderíamos, se não acreditássemos que poderíamos obter sabedoria e conhecimento? Será que trabalharíamos todos os dias, se não tivéssemos esperança de que, ao fazê-lo, alcançaríamos algo? Será que um lavrador plantaria, se não esperasse colher? Todos os dias agimos com base naquilo que esperamos alcançar, uma vez que não podemos ver o resultado final. Isso é fé. (Ver Hebreus 11:3.)

Muitas histórias das escrituras nos dizem como grandes coisas foram conseguidas por meio da fé.

Pela fé, Noé construiu uma arca e salvou sua família do dilúvio (ver Hebreus 11:7), Moisés separou as águas do Mar Vermelho (ver Hebreus 11:29), Elias invocou fogo dos céus (ver I Reis 18:17-40), Néfi pediu que houvesse fome (ver Helamã 11:3-5), e depois pediu que a fome terminasse (ver Helamã 11:9-17). Mares foram acalmados, visões abertas e orações respondidas, tudo pelo poder da fé.

Ao estudarmos cuidadosamente as escrituras, aprenderemos que a fé é uma forte crença sobre a verdade existente dentro da alma, que nos motiva a fazer o bem. Isso nos faz perguntar: Em que devemos ter fé?

Devemos centralizar nossa fé no Senhor Jesus Cristo.

Ter fé no Senhor Jesus Cristo significa ter tanta confiança Nele que obedeceremos a qualquer coisa que Ele ordenar. Não existe fé sem obediência. Da mesma forma, a verdadeira obediência existe somente quando há fé. Ao colocarmos nossa fé em Cristo, tornando-nos Seus discípulos obedientes, o Pai Celestial perdoará nossos pecados e nos preparará para voltarmos a Ele.

O Apóstolo Pedro pregou que "debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Jacó ensinou que os homens devem ter "(...) perfeita fé no Santo de Israel [Jesus Cristo], pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus." (2 Néfi 9:23) Por meio da fé no Salvador e do arrependimento, fazemos com que Sua expiação se torne eficaz em nossa vida. Pela fé, também recebemos força para vencer as tentações. (Ver Alma 37:33.)

Não podemos ter fé em Jesus Cristo sem também ter fé no Pai Celestial. Se tivermos fé Neles, teremos fé também que o Espírito Santo, que Eles nos mandaram, nos ensinará toda a verdade e nos confortará.

Conhecendo as muitas bênçãos provenientes do exercício da fé no Senhor Jesus Cristo, devemos aumentar nossa fé Nele. O Salvador disse: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, (...) nada vos será impossível." (Mateus 17:20) Uma semente de mostarda é muito pequena, mas cresce até se tornar uma grande árvore.

Como podemos aumentar nossa fé? Da mesma forma como aumentamos e desenvolvemos outras habilidades. Como desenvolvemos o talento de entalhar na madeira, tecer, pintar, cozinhar, lidar com cerâmica ou tocar um instrumento musical? Estudando, praticando e trabalhando no campo de ação escolhido. Ao fazê-lo, nós progredimos. Assim também é com a fé. Se quisermos aumentar nossa fé em Jesus Cristo, devemos trabalhar para isso. O profeta Alma comparou o aumento da fé ao plantio de uma semente, dizendo:

"Mas eis que, se -despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo à prova minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção de minhas palavras.

Comparemos a palavra a uma semente. Ora, se derdes lugar em vosso coração para que uma semente seja plantada, eis que, se for uma semente verdadeira, ou seja, uma boa semente, se não a lançardes fora por vossa incredulidade, resistindo ao Espírito do Senhor, eis que ela começará a inchar em vosso peito; e quando tiverdes essa sensação de crescimento, começareis a dizer a vós mesmos: Deve ser uma boa semente, ou melhor, a palavra é boa porque começa a dilatar-me a alma; sim, começa a iluminar-me o entendimento (...).

Ora, eis que isso não aumentaria a vossa fé?" (Alma 32:27-29)

Dessa forma, podemos aumentar a fé em Deus, agindo de acordo com nosso desejo de adquirir essa fé.

Podemos também aumentar nossa fé orando ao Pai Celestial a respeito das nossas esperanças, desejos e necessidades. (Ver Alma 34:17-25.) Não devemos supor, porém, que tudo o que temos de fazer é pedir. As escrituras nos dizem que "assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17) A história a seguir fala de um homem cuja fé foi demonstrada por suas obras.

Esse homem desejava estudar as escrituras, mas não sabia ler. O homem, então, orou ao Pai Celestial para ajudá-lo a aprender a ler. Certo dia, uma professora chegou à sua vila e ele lhe pediu que o ajudasse. Ele aprendeu o alfabeto, estudou os sons e aprendeu a colocar as letras juntas para montar palavras. Logo estava lendo palavras simples. Quanto mais treinava, mais aprendia. Ele agradeceu a Deus por haver mandado a professora e por ajudá-lo a aprender a ler. Esse homem aumentou sua fé, humildade e conhecimento de tal forma que pôde servir como presidente de ramo na Igreja.

O Presidente Spencer W. Kimball explicou: "As obras devem acompanhar a fé. Quão tolo seria pedir ao Senhor que nos desse conhecimento, mas quão sábio seria pedir que Ele nos ajudasse a ganhar conhecimento, a estudar de forma construtiva, a pensar claramente e a reter as coisas que aprendemos." [Faith Precedes the Miracle, (A Fé Precede o Milagre), p. 205]

A fé envolve fazer todo o possível para tornar realidade as coisas pelas quais oramos e esperamos. O Presidente Kimball disse: "Pela fé plantamos a semente e logo vemos o milagre da planta desabrochando. Freqüentemente, os homens não entendem isso e revertem o processo." Ele continua explicando que muitos de nós desejamos ter saúde e força, sem guardar as leis de saúde. Queremos prosperidade, sem pagar o dízimo. Queremos estar juntos do Senhor, mas não desejamos jejuar e orar. Queremos ter chuva na estação certa e paz na Terra, sem observar o dia do Senhor como um dia santo e sem guardar os outros mandamentos do Senhor. [Ver Faith Precedes the Miracle (A Fé Precede o Milagre), p. 4.]

Uma forma importante de aumentar a fé é ouvir e estudar as palavras do Senhor. Escutamos a palavra do Senhor nas reuniões da Igreja e as estudamos nas escrituras. "E como nem todos têm fé, buscai diligentemente e ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria; sim, nos melhores livros, procurai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, mesmo pelo estudo e também pela fé." (D&C 88:118)

Pela fé são realizados milagres, anjos aparecem, são dados os dons do Espírito, orações são respondidas e os homens se tornam filhos de Deus. (Ver Morôni 7:25-26; 36-37.) O Profeta Joseph Smith ensinou:

"Com a fé vêm apóstolos, profetas, patriarcas, pastores, mestres, dons, sabedoria, conhecimento, milagres, curas, línguas, interpretação de línguas etc. Tudo isso surge quando a fé desponta na Terra, e tudo isso desaparece quando a fé desaparece, pois essas coisas são os efeitos da fé. (...) E aquele que a possui, por intermédio dela obtém todo o conhecimento e a sabedoria de que necessita, até que conheça a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, o Qual Ele enviou e a quem conhecer é vida eterna. Amém." [Lectures on Faith (Discursos sobre Fé), p. 69]

• Hebreus 11; Alma 32 (é explicada a natureza da fé)

• Êxodo 14:19-22 (Divisão das águas do Mar Vermelho)

• Gênesis 6-8 (Noé e o dilúvio)

• Mateus 8:5-33 (doentes curados, a tempestade, os milagres da fé)

• Marcos 5:25-34 (curado pela fé)

 

<< Capítulo 17

Sumário

Página Inicial

Capítulo 19 >>