F� no Senhor Jesus Cristo � o primeiro princ�pio do evangelho. Ela � necess�ria para a nossa salva��o. O rei Benjamim declarou: "A nenhum desses ser� concedida salva��o, a n�o ser pelo arrependimento e f� no Senhor Jesus Cristo." (Mosias 3:12)

F� � confian�a nas coisas que n�o se v�em, mas que s�o verdadeiras. (Ver Hebreus 11:1; Alma 32:21.) O Profeta Joseph Smith ensinou que a f� motiva nossas atividades di�rias. Disse que a f� � um princ�pio de poder e for�a que inicia a a��o dentro de n�s.

Ser� que estudar�amos e aprender�amos, se n�o acredit�ssemos que poder�amos obter sabedoria e conhecimento? Ser� que trabalhar�amos todos os dias, se n�o tiv�ssemos esperan�a de que, ao faz�-lo, alcan�ar�amos algo? Ser� que um lavrador plantaria, se n�o esperasse colher? Todos os dias agimos com base naquilo que esperamos alcan�ar, uma vez que n�o podemos ver o resultado final. Isso � f�. (Ver Hebreus 11:3.)

Muitas hist�rias das escrituras nos dizem como grandes coisas foram conseguidas por meio da f�.

Pela f�, No� construiu uma arca e salvou sua fam�lia do dil�vio (ver Hebreus 11:7), Mois�s separou as �guas do Mar Vermelho (ver Hebreus 11:29), Elias invocou fogo dos c�us (ver I Reis 18:17-40), N�fi pediu que houvesse fome (ver Helam� 11:3-5), e depois pediu que a fome terminasse (ver Helam� 11:9-17). Mares foram acalmados, vis�es abertas e ora��es respondidas, tudo pelo poder da f�.

Ao estudarmos cuidadosamente as escrituras, aprenderemos que a f� � uma forte cren�a sobre a verdade existente dentro da alma, que nos motiva a fazer o bem. Isso nos faz perguntar: Em que devemos ter f�?

Devemos centralizar nossa f� no Senhor Jesus Cristo.

Ter f� no Senhor Jesus Cristo significa ter tanta confian�a Nele que obedeceremos a qualquer coisa que Ele ordenar. N�o existe f� sem obedi�ncia. Da mesma forma, a verdadeira obedi�ncia existe somente quando h� f�. Ao colocarmos nossa f� em Cristo, tornando-nos Seus disc�pulos obedientes, o Pai Celestial perdoar� nossos pecados e nos preparar� para voltarmos a Ele.

O Ap�stolo Pedro pregou que "debaixo do c�u nenhum outro nome h�, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Jac� ensinou que os homens devem ter "(...) perfeita f� no Santo de Israel [Jesus Cristo], pois do contr�rio n�o poder�o ser salvos no reino de Deus." (2 N�fi 9:23) Por meio da f� no Salvador e do arrependimento, fazemos com que Sua expia��o se torne eficaz em nossa vida. Pela f�, tamb�m recebemos for�a para vencer as tenta��es. (Ver Alma 37:33.)

N�o podemos ter f� em Jesus Cristo sem tamb�m ter f� no Pai Celestial. Se tivermos f� Neles, teremos f� tamb�m que o Esp�rito Santo, que Eles nos mandaram, nos ensinar� toda a verdade e nos confortar�.

Conhecendo as muitas b�n��os provenientes do exerc�cio da f� no Senhor Jesus Cristo, devemos aumentar nossa f� Nele. O Salvador disse: "Se tiverdes f� como um gr�o de mostarda, (...) nada vos ser� imposs�vel." (Mateus 17:20) Uma semente de mostarda � muito pequena, mas cresce at� se tornar uma grande �rvore.

Como podemos aumentar nossa f�? Da mesma forma como aumentamos e desenvolvemos outras habilidades. Como desenvolvemos o talento de entalhar na madeira, tecer, pintar, cozinhar, lidar com cer�mica ou tocar um instrumento musical? Estudando, praticando e trabalhando no campo de a��o escolhido. Ao faz�-lo, n�s progredimos. Assim tamb�m � com a f�. Se quisermos aumentar nossa f� em Jesus Cristo, devemos trabalhar para isso. O profeta Alma comparou o aumento da f� ao plantio de uma semente, dizendo:

"Mas eis que, se -despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo � prova minhas palavras, e exercerdes uma part�cula de f�, sim, mesmo que n�o tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em v�s, at� acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma por��o de minhas palavras.

Comparemos a palavra a uma semente. Ora, se derdes lugar em vosso cora��o para que uma semente seja plantada, eis que, se for uma semente verdadeira, ou seja, uma boa semente, se n�o a lan�ardes fora por vossa incredulidade, resistindo ao Esp�rito do Senhor, eis que ela come�ar� a inchar em vosso peito; e quando tiverdes essa sensa��o de crescimento, come�areis a dizer a v�s mesmos: Deve ser uma boa semente, ou melhor, a palavra � boa porque come�a a dilatar-me a alma; sim, come�a a iluminar-me o entendimento (...).

Ora, eis que isso n�o aumentaria a vossa f�?" (Alma 32:27-29)

Dessa forma, podemos aumentar a f� em Deus, agindo de acordo com nosso desejo de adquirir essa f�.

Podemos tamb�m aumentar nossa f� orando ao Pai Celestial a respeito das nossas esperan�as, desejos e necessidades. (Ver Alma 34:17-25.) N�o devemos supor, por�m, que tudo o que temos de fazer � pedir. As escrituras nos dizem que "assim tamb�m a f�, se n�o tiver as obras, � morta em si mesma." (Tiago 2:17) A hist�ria a seguir fala de um homem cuja f� foi demonstrada por suas obras.

Esse homem desejava estudar as escrituras, mas n�o sabia ler. O homem, ent�o, orou ao Pai Celestial para ajud�-lo a aprender a ler. Certo dia, uma professora chegou � sua vila e ele lhe pediu que o ajudasse. Ele aprendeu o alfabeto, estudou os sons e aprendeu a colocar as letras juntas para montar palavras. Logo estava lendo palavras simples. Quanto mais treinava, mais aprendia. Ele agradeceu a Deus por haver mandado a professora e por ajud�-lo a aprender a ler. Esse homem aumentou sua f�, humildade e conhecimento de tal forma que p�de servir como presidente de ramo na Igreja.

O Presidente Spencer W. Kimball explicou: "As obras devem acompanhar a f�. Qu�o tolo seria pedir ao Senhor que nos desse conhecimento, mas qu�o s�bio seria pedir que Ele nos ajudasse a ganhar conhecimento, a estudar de forma construtiva, a pensar claramente e a reter as coisas que aprendemos." [Faith Precedes the Miracle, (A F� Precede o Milagre), p. 205]

A f� envolve fazer todo o poss�vel para tornar realidade as coisas pelas quais oramos e esperamos. O Presidente Kimball disse: "Pela f� plantamos a semente e logo vemos o milagre da planta desabrochando. Freq�entemente, os homens n�o entendem isso e revertem o processo." Ele continua explicando que muitos de n�s desejamos ter sa�de e for�a, sem guardar as leis de sa�de. Queremos prosperidade, sem pagar o d�zimo. Queremos estar juntos do Senhor, mas n�o desejamos jejuar e orar. Queremos ter chuva na esta��o certa e paz na Terra, sem observar o dia do Senhor como um dia santo e sem guardar os outros mandamentos do Senhor. [Ver Faith Precedes the Miracle (A F� Precede o Milagre), p. 4.]

Uma forma importante de aumentar a f� � ouvir e estudar as palavras do Senhor. Escutamos a palavra do Senhor nas reuni�es da Igreja e as estudamos nas escrituras. "E como nem todos t�m f�, buscai diligentemente e ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria; sim, nos melhores livros, procurai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, mesmo pelo estudo e tamb�m pela f�." (D&C 88:118)

Pela f� s�o realizados milagres, anjos aparecem, s�o dados os dons do Esp�rito, ora��es s�o respondidas e os homens se tornam filhos de Deus. (Ver Mor�ni 7:25-26; 36-37.) O Profeta Joseph Smith ensinou:

"Com a f� v�m ap�stolos, profetas, patriarcas, pastores, mestres, dons, sabedoria, conhecimento, milagres, curas, l�nguas, interpreta��o de l�nguas etc. Tudo isso surge quando a f� desponta na Terra, e tudo isso desaparece quando a f� desaparece, pois essas coisas s�o os efeitos da f�. (...) E aquele que a possui, por interm�dio dela obt�m todo o conhecimento e a sabedoria de que necessita, at� que conhe�a a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, o Qual Ele enviou e a quem conhecer � vida eterna. Am�m." [Lectures on Faith (Discursos sobre F�), p. 69]

� Hebreus 11; Alma 32 (� explicada a natureza da f�)

� �xodo 14:19-22 (Divis�o das �guas do Mar Vermelho)

� G�nesis 6-8 (No� e o dil�vio)

� Mateus 8:5-33 (doentes curados, a tempestade, os milagres da f�)

� Marcos 5:25-34 (curado pela f�)

 

<< Cap�tulo 17

Sum�rio

P�gina Inicial

Cap�tulo 19 >>