A f� em Jesus Cristo conduz naturalmente ao arrependimento. O mundo tem tido necessidade de arrependimento desde os tempos de Ad�o at� o presente. O Senhor instruiu Ad�o dizendo: "Portanto, ensina a teus filhos, que todos os homens em todas as partes, devem arrepender-se, ou de nenhum modo herdar�o o reino de Deus, porque ali n�o pode morar coisa imunda, nem em sua presen�a." (Mois�s 6:57)

Viemos � Terra com o prop�sito de crescer e progredir. Isso deve ocorrer durante toda a nossa vida aqui. Durante este per�odo, todos n�s pecamos e todos precisamos arrepender-nos. Algumas vezes pecamos devido � ignor�ncia; outras vezes, devido a fraquezas; e ainda outras devido � desobedi�ncia consciente. Na B�blia, lemos que "na verdade (...) n�o h� homem justo sobre a terra, que fa�a o bem, e nunca peque" (Eclesiastes 7:20) e que "se dissermos que n�o temos pecado, enganamo-nos a n�s mesmos, e n�o h� verdade em n�s." (I Jo�o 1:8)

O que � pecado? O Ap�stolo Tiago disse: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e n�o faz, comete pecado." (Tiago 4:17) Um outro Ap�stolo descreveu o pecado como "toda a iniq�idade". (I Jo�o

5:17)

Essa � a raz�o por que o Senhor disse que "todos os homens, em todas as partes, devem arrepender-se." (Mois�s 6:57) Excetuando Jesus Cristo, que viveu uma vida perfeita, todas as outras pessoas que passaram por esta Terra pecaram. O Pai Celestial, em

Seu grande amor, providenciou para n�s esta oportunidade de nos arrependermos de nossos pecados.

Arrependimento � o meio que nos foi dado para nos libertarmos de nossos pecados e recebermos o perd�o por eles. O pecado atrasa o progresso espiritual e pode at� par�-lo completamente. O arrependimento torna poss�vel que cres�amos e nos desenvolvamos espiritualmente de novo.

O privil�gio de se arrepender � poss�vel por interm�dio do sacrif�cio expiat�rio de Jesus Cristo. De uma forma que n�s n�o entendemos completamente, Jesus pagou pelos nossos pecados. O Presidente Joseph Fielding Smith falou o seguinte sobre o assunto:

"Tenho sofrido dor, v�s sofrestes dor, e por vezes ela tem sido bastante forte; mas n�o consigo compreender uma dor (...) que fa�a o sangue brotar do corpo como suor. Foi uma coisa terr�vel, uma coisa espantosa (...).

Jamais nasceu neste mundo um homem capaz de resistir ao peso do fardo suportado pelo Filho de Deus, quando ele arcou com os meus e os vossos pecados, tornando poss�vel escaparmos deles" (Doutrinas de Salva��o 1:141-142).

O arrependimento algumas vezes requer grande coragem, muita for�a, muitas l�grimas, ora��es incessantes e esfor�os incans�veis para viver os mandamentos do Senhor.

O �lder Spencer W. Kimball declarou: "N�o existe uma estrada real que conduza ao arrependimento, n�o h� um caminho privilegiado que leve ao perd�o. Todo homem deve seguir o mesmo trajeto, seja rico ou pobre, instru�do ou iletrado, alto ou baixo, pr�ncipe ou pebleu, rei ou homem do povo. (...) H� um caminho apenas. � uma longa estrada cheia de espinhos, sar�as, ciladas e problemas." (O Milagre do Perd�o, p. 143)

Devemos Reconhecer Nossos Pecados

O primeiro passo do arrependimento � admitir para n�s mesmos

que pecamos. Se n�o fizermos isso, n�o poderemos nos arrepender.

Alma aconselhou o filho Cori�nton, que havia sido infiel em seu chamado mission�rio e cometido s�rios pecados: "( Deixa) apenas teus pecados te preocuparem, com aquela preocupa��o que te levar� ao arrependimento. (...) N�o procures, mesmo nas m�nimas coisas, desculpar-te de teus pecados." (Alma 42:29-30) As escrituras nos aconselham a n�o tentarmos justificar pr�ticas pecaminosas. (Ver Lucas 16:15-16.)

N�o podemos esconder nada de n�s mesmos ou do Senhor.

Devemos Sentir Tristeza por Nossos Pecados

Al�m de reconhecer nossos pecados, devemos sentir uma tristeza sincera pelo que fizemos de errado. Devemos sentir que s�o pecados terr�veis. Devemos querer libertar-nos deles e abandon�-los. As escrituras nos dizem: "Todos aqueles que se humilharem diante de Deus, e desejarem batizar-se, e vierem com cora��es quebrantados e esp�ritos contritos (...) que se arrependerem verdadeiramente (...) ser�o recebidos por batismo na Sua Igreja." (D&C 20:37)

Devemos Abandonar Nossos Pecados

A tristeza sincera deve levar-nos a abandonar (parar de cometer) o pecado. Se roubamos alguma coisa, n�o roubaremos mais. Se mentimos, n�o mentiremos mais. Se cometemos adult�rio, n�o mais o faremos. O Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith: "Por este meio, podereis saber se um homem se arrepende de seus pecados-eis que ele os confessar� e os abandonar�." (D&C 58:43)

Devemos Confessar Nossos Pecados

Confessar os pecados � muito importante. O Senhor nos mandou que fiz�ssemos isso. A confiss�o tira um grande peso do peca-dor. O Senhor prometeu: "Eu, o Senhor, perd�o pecados, e sou misericordioso para com aqueles que com cora��es humildes os confessam." (D&C 61:2)

Devemos confessar todos os nossos pecados a Deus. Al�m disso, devemos confessar pecados s�rios como adult�rio, fornica��o e roubo, que podem afetar nossa posi��o na Igreja, � autoridade apropriada do sacerd�cio. Se pecamos contra uma outra pessoa, devemos confessar a quem prejudicamos. Alguns pecados menos s�rios envolvem somente a n�s e ao Senhor. Estes podem ser confessados apenas a Deus.

Devemos Fazer a Restitui��o

Parte do arrependimento � fazer restitui��o. Isso significa que, at� onde for poss�vel, devemos transformar em bem qualquer mal que tenhamos cometido. Por exemplo: um ladr�o deve devolver o que roubou. Um mentiroso deve tornar conhecida a verdade. Um caluniador que tenha manchado o car�ter de uma pessoa, deve esfor�ar-se por restaurar o bom nome dela. Se fizermos essas coisas, Deus n�o mencionar� nossos pecados quando formos julgados. (Ver Ezequiel 33:15-16.),

Devemos Perdoar aos Outros

Uma parte vital do arrependimento � perdoar os que pecaram contra n�s. O Senhor n�o nos perdoar�, a menos que tenhamos o cora��o completamente limpo de todo o �dio, amargor e maus sentimentos a respeito de outras pessoas. (Ver 3 N�fi 13:14-15.) "Portanto, digo-vos, que deveis vos perdoar uns aos outros. Pois aquele que n�o perdoa a seu irm�o as suas ofensas, est� em condena��o diante do Senhor; pois nele permanece o pecado." (D&C 64:9)

Devemos Guardar os Mandamentos de Deus

Para tornar o arrependimento completo, devemos guardar os mandamentos do Senhor. (Ver D&C 1:32.) N�o nos arrependemos completamente, se n�o pagamos o d�zimo ou se n�o guardamos o dia do Senhor ou n�o obedecemos � Palavra de Sabedoria. N�o estamos arrependidos se n�o apoiamos as autoridades da Igreja e se n�o amamos o Senhor e nosso pr�ximo. Se n�o oramos e n�o somos bondosos para com os outros, certamente n�o estamos arrependidos. Quando nos arrependemos, a vida muda.

O Elder Kimball disse: "O arrependimento n�o significa apenas convencer-nos da repugn�ncia do pecado, mas confess�-lo, abandon�-lo e restituir tudo o que for poss�vel a todos os que forem prejudicados; depois, passar o resto da vida procurando viver os mandamentos do Senhor, para que ele possa, eventual-mente, perdo�-los e purific�-los." (O Milagre do Perd�o, p. 190-191)

Ao nos arrependermos, o sacrif�cio expiat�rio de Jesus Cristo torna-se completamente eficaz em nossa vida e o Senhor perdoa nossos pecados. Tornamo-nos livres das cadeias do pecado e encontramos alegria.

Alma relatou experi�ncia que teve ao arrepender-se de seu passado pecaminoso, da seguinte forma:

"(...) minha alma estava atribulada no mais alto grau e atormentada por todos os meus pecados.

Sim, lembrei-me de todos os meus pecados e iniq�idades pelos quais me vi atormentado com as penas do inferno; sim, vi que me havia rebelado contra o meu Deus e que n�o guardara seus santos mandamentos.

(...) T�o grandes haviam sido minhas iniq�idades que a simples id�ia de entrar na presen�a de meu Deus atormentava-me a al-ma com inexprim�vel horror.

(...) E aconteceu que enquanto eu estava (...) perturbado pela lembran�a de tantos pecados, eis que me lembrei tamb�m de ter ouvido meu pai profetizar (...) sobre a vinda de um Jesus Cristo, um Filho de Deus, para expiar os pecados do mundo.

Ora, tendo fixado a mente nesse pensamento, clamei em meu co-ra��o: � Jesus, tu que �s Filho de Deus, tem miseric�rdia de mim (...).

E (...) quando pensei isto, j� n�o me lembrei de minhas dores. (...).

E oh! que alegria e que luz maravilhosa contemplei! Sim, minha alma encheu-se de tanta alegria quanta havia sido minha dor.

(...) Nada pode haver t�o belo e doce como o foi minha alegria." (Alma 36:12-14, 17-21)

Os profetas declararam que "esta vida � o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus" (Alma 34:32). Devemos arrepender-nos agora, todos os dias. Quando nos levantamos pela manh�, devemos examinar-nos, para ver se o Esp�rito de Deus est� conosco. � noite, antes de dormir, devemos rever nossas a��es e palavras do dia e pedir ao Senhor que nos mostre as coisas das quais precisamos arrepender-nos. Arrependendo-nos todos os dias e sendo perdoados pelo Senhor, experimenta-remos um processo di�rio de aperfei�oamento. Como aconteceu com Alma, nossa felicidade e alegria podem ser doces e incomuns.

� Mateus 9:10-13; Lucas 13:3; Ezequiel 18:30 (arrepender-se ou perecer)

� II Cor�ntios 7:9-10 (tristeza piedosa)

� Mosias 4:10-12 (passos do arrependimento)

� Isa�as 1:18, Mosias 26:28-32 (o arrependimento traz perd�o)

� D&C 58:42 (os pecados n�o s�o mais lembrados)

� 2 N�fi 9:23 (o arrependimento � necess�rio para a salva��o)

� 2 N�fi 2:21 (arrependimento enquanto na carne)

 

<< Cap�tulo 18

Sum�rio

P�gina Inicial

Cap�tulo 20 >>