O Salvador disse a Joseph Smith: "Eu Me revelarei com poder e grande gl�ria (...) e (...) habitarei com os homens na terra por mil anos, e os in�quos n�o permanecer�o." (D&C 29:11; ver tamb�m cap�tulos 43 e 44, "A Segunda Vinda de Jesus Cristo" e "O Mil�nio".) Jesus nos disse que certos sinais e acontecimentos ir�o prevenir-nos quanto � proximidade de Sua segunda vinda, tamb�m chamada de "o grande e terr�vel dia do Senhor" (D&C 110:16).

Por milhares de anos, os seguidores de Jesus t�m esperado pela Segunda Vinda como um tempo de paz e alegria. Por�m, antes que o Salvador venha, os habitantes da Terra passar�o por grandes prova��es e calamidades. O Pai Celestial deseja que estejamos preparados para essas dificuldades e espiritualmente prontos para quando o Salvador vier em Sua gl�ria. Por essa raz�o, Ele nos deu sinais que s�o acontecimentos que nos indicar�o a proximidade da segunda vinda do Salvador. Atrav�s dos tempos, Deus revelou esses sinais aos profetas e disse que todos os seguidores fi�is de Cristo reconhecer�o os sinais e estar�o esperando por eles (ver D&C 45:39). Se formos obedientes e fi�is, estudaremos as escrituras e reconheceremos os sinais.

Alguns dos sinais que prenunciam a segunda vinda de Jesus Cristo j� ocorreram ou est�o ocorrendo hoje. Outros se cumprir�o no futuro.

Muitos dos sinais s�o realmente terr�veis. Os profetas advertiram que a Terra passar� por grandes tumultos, iniq�idades, guerras e sofrimento. O profeta Daniel disse que a �poca antes da Segunda Vinda ser� de dificuldades como o mundo jamais conheceu (ver Daniel 12:1). O Senhor disse: "E o amor dos homens esfriar�, e a iniq�idade abundar�" (D&C 45:27). "E todas as coisas estar�o em confus�o (...) pois temor vir� sobre todos os povos" (D&C 88:91). Podemos esperar terremotos, doen�as, fome, grandes tempestades, raios e trov�es (ver Mateus 24:7; D&C 88:90). Granizo destruir� as planta��es da Terra (ver D&C 29:16).

Jesus disse aos disc�pulos que as guerras encheriam a Terra: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; (...) se levantar� na��o contra na��o, e reino contra reino" (Mateus 24:6-7). Essas guerras continuar�o at� uma grande e �ltima guerra, a mais destruidora que o mundo j� conheceu. No meio dessa guerra, o Salvador aparecer�. (Ver Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, p. 732.)

Muitos desses sinais est�o sendo cumpridos. A iniq�idade est� em toda parte. As na��es est�o constantemente em guerra. Terremotos e outras calamidades ocorrem freq�entemente. Muitas pessoas sofrem com tempestades devastadoras, secas, fome e doen�as. Com certeza, essas calamidades aumentar�o em intensidade antes que o Senhor venha.

Todavia, nem todos os acontecimentos que precedem a Segunda Vinda s�o terr�veis. Muitos deles trazem alegria ao mundo.

O Senhor disse: "(...) entre aqueles que se assentam nas trevas, resplandecer� uma luz, a qual ser� a plenitude do Meu evangelho." (D&C 45:28) Os profetas antigos predisseram a restaura��o do evangelho. O Ap�stolo Jo�o viu que o evangelho seria restaurado por um anjo (ver Apocalipse 14:6-7). Em cumprimento a esta profecia, o anjo Mor�ni e outros visitantes celestiais trouxeram o evangelho de Jesus Cristo a Joseph Smith.

O Senhor falou aos nefitas a respeito de um outro sinal: o Livro de M�rmon, que seria dado a seus descendentes (ver 3 N�fi 21). Nos tempos do Velho Testamento, os profetas Isa�as e Ezequiel anteviram o aparecimento do Livro de M�rmon (ver Isa�as 29:4-18; Ezequiel 37:16-20). Essas profecias est�o sendo cumpridas hoje. O Livro de M�rmon surgiu e est� sendo levado ao mundo inteiro.

Um outro sinal da vinda de Jesus � que "este evangelho do reino ser� pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as na��es" (Mateus 24:14). Todas as pessoas ouvir�o a plenitude do evangelho em sua pr�pria l�ngua (ver D&C 90:11). Desde a restaura��o da Igreja, mission�rios t�m pregado o evangelho. A obra mission�ria aumentou, e hoje dezenas de milhares de jovens est�o pregando o evangelho em muitos pa�ses e em muitas l�nguas. Antes da Segunda Vinda, o Senhor prover� um meio pelo qual a verdade ser� levada a todas as na��es.

O profeta Malaquias predisse que, antes de Cristo vir pela segunda vez, o profeta Elias visitaria a Terra. Ele restauraria entre os homens os poderes de selamento, para que as fam�lias pudessem ficar unidas, e tamb�m inspiraria as pessoas a se preocuparem com seus antepassados e descendentes (ver Malaquias 4:5-6; D&C 2). O profeta Elias apareceu a Joseph Smith em abril de 1836. Desde aquela �poca o interesse pela genealogia e hist�ria da fam�lia tem crescido rapidamente. Podemos tamb�m realizar ordenan�as de selamento nos templos, tanto para os vivos como para os mortos.

O Senhor disse que quando Sua vinda estivesse pr�xima, os lamanitas se tornariam um povo reto e respeitado. "Mas antes que venha o grande e terr�vel dia do Senhor (...) os lamanitas florescer�o como a rosa" (D&C 49:24). Grande n�mero de lamanitas da Am�rica do Norte e do Sul e do Pac�fico Sul est�o hoje recebendo as b�n��os do evangelho.

Perto da vinda de Jesus, os santos fi�is construir�o uma cidade de retid�o, uma cidade de Deus, chamada Nova Jerusal�m, onde o pr�prio Jesus Cristo governar� (ver 3 N�fi 21:23-25). O Senhor disse que a cidade seria constru�da no estado de Missouri, nos Estados Unidos (ver D&C 84:3-4).

Esses s�o apenas alguns dos sinais que o Senhor nos deu. As escrituras descrevem muitos outros.

Ningu�m, exceto o Pai Celestial, sabe exatamente quando o Senhor vir�. O Salvador ensinou a esse respeito ao contar a par�bola da figueira. Ele disse que, quando vemos a figueira soltando folhas, sabemos que o ver�o est� pr�ximo. Da mesma forma, quando virmos os sinais descritos nas escrituras, saberemos que Sua vinda est� pr�xima (ver Mateus 24:32-33).

O Senhor deu esses sinais para ajudar-nos. Podemos, dessa forma, colocar nossa vida em ordem e preparar a n�s pr�prios e a nossa fam�lia para o que ainda est� para vir.

N�o devemos preocupar-nos com as calamidades, mas esperar com alegria a vinda do Salvador. O Senhor disse: "N�o vos perturbeis, pois, quando todas estas coisas (os sinais) acontecerem, sabereis que as promessas que vos foram feitas se cumprir�o" (D&C 45:35). Ele disse que os que forem retos n�o ser�o destru�dos quando Ele vier "mas suportar�o o dia, e a terra ser-lhes-� dada por heran�a (...) e seus filhos crescer�o sem pecado (...) pois o Senhor estar� em seu reino, e a Sua gl�ria estar� sobre eles, e ele ser� o seu rei e o seu legislador" (D&C 45:57-59).

� I Cor�ntios 15:22-28 (o fim vir�, a morte ser� aniquilada)

� I Tessalonicenses 5:1-6 (sinais de uma mulher no parto)

� Mateus 16:1-4 (discernir os sinais dos tempos)

� Mateus 24 (sinais da Segunda Vinda)

� D&C 38:30 (preparar-se para n�o temer)

� D&C 68:11 (podemos conhecer os sinais)

 

<< Cap�tulo 40

Sum�rio

P�gina Inicial

Cap�tulo 42 >>