Jac� foi um grande profeta que viveu centenas de anos antes do tempo de Cristo. Por ter sido fiel, o Senhor deu-lhe o nome especial de Israel, que significa "pr�ncipe de Deus" (ver G�nesis 32:28). Jac� teve doze filhos. Esses filhos e suas respectivas fam�lias tornaram-se conhecidos como as doze tribos de Israel ou israelitas (ver G�nesis 49:28).

Jac� era neto de Abra�o. O Senhor fez um conv�nio eterno com Abra�o, o qual foi renovado com Jac� e seus filhos (ver Deuteron�mio 32:7-9; ver tamb�m cap�tulo 15, "O Povo do Conv�nio do Senhor"). Deus prometeu que os israelitas seriam o Seu povo do conv�nio, desde que obedecessem aos Seus mandamentos (ver Deuteron�mio 28:9-10). Eles seriam uma b�n��o a todas as na��es do mundo, levando-lhes o evangelho e o sacerd�cio. Dessa forma, cumpririam sua parte do conv�nio com o Senhor e Este cumpriria a Sua.

Os profetas do Senhor preveniram muitas vezes a casa de Israel do que aconteceria, se ca�sse em iniq�idade. Mois�s profetizou:

"E o Senhor vos espalhar� entre todos os povos, desde uma extremidade da terra at� � outra" (Deuteron�mio 28:64).

Gradualmente, os israelitas come�aram a quebrar os mandamentos de Deus. Lutaram entre si e dividiram-se em dois reinos: O Reino do Norte, chamado de reino de Israel, e o Reino do Sul, chamado de reino de Jud�. Dez das doze tribos de Israel viviam no Reino do Norte. Durante uma guerra, foram conquistadas por seus inimigos e levadas em cativeiro e, mais tarde, alguns fugiram para as terras do norte e tornaram-se perdidas para o restante do mundo.

Aproximadamente cem anos ap�s a captura do Reino do Norte, o Reino do Sul foi conquistado. Os lamanitas s�o descendentes do povo de Le�. A capital, Jerusal�m, foi destru�da em 586 a.C. e as duas tribos remanescentes foram levadas em cativeiro. Tempos depois, alguns membros dessas tribos voltaram e reconstru�ram Jerusal�m. Pouco antes de Jerusal�m ser destru�da, Le� e sua fam�lia deixaram a cidade e vieram instalar-se nas Am�ricas. Os lamanitas s�o descendentes do povo de Le�.

Depois do tempo de Cristo, Jerusal�m foi destru�da novamente, desta vez, pelos soldados romanos. Os judeus foram espalhados por boa parte da Terra. Hoje os israelitas podem ser encontrados em todos os pa�ses do mundo. Muitos deles n�o sabem que s�o descendentes da antiga casa de Israel.

O Senhor prometeu que os israelitas, Seu povo do conv�nio, seriam um dia reunidos: "E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado" (Jeremias 23:3).

O Senhor tem algumas raz�es importantes para reunir os israelitas. O povo de Israel precisa aprender os ensinamentos do evangelho e preparar-se para encontrar o Salvador, quando Ele voltar. Os israelitas t�m a responsabilidade de construir templos e de realizar ordenan�as sagradas pelos seus antepassados que morreram sem ter essa oportunidade. O povo do conv�nio de Deus deve levar o evangelho a todas as na��es e cumprir o conv�nio de ser uma b�n��o para o mundo.

O poder e a autoridade para dirigir a coliga��o da casa de Israel foi dado a Joseph Smith pelo profeta Mois�s, que apareceu no Templo de Kirtland em 1836 (ver D&C 110:11). Desde essa �poca, cada profeta possuiu as chaves para a coliga��o da casa de Israel e essa tem sido uma parte importante do trabalho da Igreja. A casa de Israel est� sendo coligada hoje, na medida em que os israelitas aceitam o evangelho restaurado e servem ao Deus de Abra�o, Isaque e Jac� (ver Deuteron�mio 30:1-5).

Os israelitas ser�o reunidos primeiro espiritualmente e depois fisicamente. Espiritualmente, quando aceitarem A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos �ltimos Dias. Esta reuni�o espiritual come�ou no tempo do Profeta Joseph Smith e cont�nua hoje em todo o mundo. Os conversos da Igreja s�o israelitas por linha de sangue ou por ado��o e pertencem � fam�lia de Abra�o e Jac� (ver Abra�o 2:9-11; G�latas 3:26-29).

O Presidente Joseph Fielding Smith disse: "Na (...) Igreja (...) est�o representadas muitas na��es, e esses membros vieram tocados pelo Esp�rito do Senhor, (...); recebendo o esp�rito de coliga��o, abandonaram tudo por amor ao evangelho" (Doutrinas de Salva��o, 3:256).

A reuni�o f�sica de Israel significa que os israelitas ser�o "(...) co-ligados nas terras de sua heran�a e estabelecidos em todas as suas terras de promiss�o" (ver 2 N�fi 9:2). As tribos de Efraim e Manass�s ser�o reunidas na Am�rica. A tribo de Jud� voltar� para a cidade de Jerusal�m e �reas ao redor. As dez tribos perdidas receber�o da tribo de Efraim suas b�n��os prometidas (ver D&C 133:26-35).

Quando se estabeleceu a Igreja pela primeira vez, os santos foram instru�dos a reunir-se em Ohio, depois em Missouri, e depois no Vale do Lago Salgado. Hoje, contudo, os profetas modernos ensinaram que os membros da Igreja devem edificar o reino de Deus na sua pr�pria terra. O �lder Bruce R. McConkie disse:

"Cada estaca na Terra � o lugar de reuni�o para as ovelhas perdidas de Israel que vivem dentro dos seus limites.

O lugar de coliga��o para os peruanos � nas estacas de Si�o no Peru, ou nos locais que logo se tornar�o estacas. O lugar de coliga��o dos chilenos � o Chile; dos bolivianos � a Bol�via; dos coreanos � a Cor�ia; e assim continua por todas as latitudes e longitudes da Terra. A Israel dispersa em cada na��o � chamada a reunir-se ao rebanho de Cristo; �s estacas de Si�o, conforme est�o estabelecidas em sua na��o" (A Liahona, set. 1977, p. 14).

A reuni�o f�sica de Israel n�o se completar� at� a segunda vinda do Salvador (ver Mateus 1:37-JST). Ent�o se cumprir� a promessa do Senhor:

"Portanto, eis que dias v�m, diz o Senhor, em que nunca mais se dir�: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lan�ado; porque eu os farei voltar � sua terra, a qual dei a seus pais." (Jeremias 16:14-15)

� G�nesis 17:1-8 (o conv�nio de Deus com Abra�o)

� II Reis 17 (o Reino do Norte � levado cativo)

� II Cr�nicas 36:11-20 (o Reino do Sul � levado cativo)

� Tiago 1:1 (as doze tribos espalhadas pelo mundo)

� 1 N�fi 10:12-13 (a migra��o nefita foi parte da dispers�o)

� Jeremias 3:14-18 (um de uma cidade, dois de uma fam�lia)

� Jeremias 31:7-14 (as tribos perdidas vir�o dos pa�ses do norte)

� Ezequiel 20:33-36 (Israel ser� reunida dentre todas as na��es)

� 3 N�fi 20:29-46 (os judeus ser�o reunidos em Jerusal�m )

� 3 N�fi 21:26-29 (a coliga��o come�a com a restaura��o do evangelho)

� D&C 133:26-34 (as dez tribos devem voltar do norte)

� Isa�as 11:11-13 (o Senhor recuperar� Seu povo)

� Apocalipse 18:4-8 (uma voz proclamar� a coliga��o)

� D&C 133:6-15 (os gentios para Si�o, os judeus para Jerusal�m)

 

<< Cap�tulo 41

Sum�rio

P�gina Inicial

Cap�tulo 43 >>