"Certamente o Senhor Deus n�o far� coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Am�s 3:7)

Muitas pessoas vivem na escurid�o, inseguras sobre a vontade de Deus. Acreditam que os c�us est�o fechados e que as pessoas devem enfrentar sozinhas os perigos do mundo. Qu�o afortunados s�o os santos dos �ltimos dias! Sabemos que Deus se comunica com a Igreja por interm�dio do Seu profeta. Com os cora��es agradecidos, os santos de todo o mundo cantam o hino "Gra�as Damos, � Deus, por um Profeta".

Um profeta � um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus � como se Deus estivesse falando. Um profeta � tamb�m uma testemunha especial de Cristo, testificando de Sua divindade e ensinando Seu evangelho. Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os in�quos ao arrependimento. Recebe revela��es e orienta��o do Senhor em nosso benef�cio. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja prevenido.

A experi�ncia de um profeta pode variar. Ele pode ser jovem ou velho, extremamente culto ou ter pouca escolaridade. Pode ser um fazendeiro, um advogado ou um professor. Os profetas antigos usavam t�nicas e carregavam cajados. Os profetas modernos usam ternos e carregam pastas. O que, ent�o, identifica um profeta verdadeiro? Um profeta verdadeiro � sempre escolhido por Deus e chamado por meio da autoridade correta do sacerd�cio.

Os santos dos �ltimos dias ap�iam a Primeira Presid�ncia e os Doze Ap�stolos como profetas. Todavia, quando falamos do "profeta da Igreja" estamos nos referindo ao Presidente da Igreja que � o Presidente do sumo sacerd�cio.

T�m existido profetas na Terra desde os dias de Ad�o. As experi�ncias desses grandes homens nos estimulam e inspiram. Mois�s, um profeta do Velho Testamento, conduziu seu povo, que somava milhares, do Egito e da escravid�o para a terra prometida. Ele escreveu os primeiros cinco livros do Velho Testamento e registrou os Dez Mandamentos. N�fi, um profeta do Livro de M�rmon, viajou de Jerusal�m para o continente americano aproximadamente seiscentos anos antes do nascimento de Cristo. Esse grande l�der e colonizador deixou-nos muitos escritos importantes no Livro de M�rmon. Jo�o Batista foi escolhido para preparar o mundo para a vinda do Senhor Jesus Cristo. Por interm�dio de Joseph Smith, um profeta moderno, o Senhor restaurou a Igreja. Joseph Smith tamb�m traduziu o Livro de M�rmon, quando era ainda um rapaz.

Temos um profeta vivo na Terra hoje. Esse profeta � o Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos �ltimos Dias. Ele tem direito a revela��o para toda a Igreja. Possui as "chaves do reino", o que quer dizer que tem o direito de controlar a administra��o de ordenan�as. (Ver Mateus 16:9.) Ningu�m, exceto o profeta e presidente escolhido, pode receber a revela��o da vontade do Senhor para os membros da Igreja.

Devemos fazer as coisas que os profetas nos ordenam. O Presidente Wilford Woodruff disse que um profeta nunca desencaminhar� a Igreja:

"Digo a Israel que o Senhor nunca permitir� que eu ou qualquer outro homem na posi��o de presidente da Igreja vos conduza erradamente. Isso n�o est� programado. N�o � a vontade de Deus. Se eu tentasse isso, o Senhor me removeria da minha posi��o, e o mesmo aconteceria com qualquer outro homem que tentasse afastar os filhos dos homens dos or�culos de Deus e dos seus deveres. Que Deus vos aben�oe." [The Discourses of Wilford Woodruff, (Os Discursos de Wilford Woodruff), pp. 212-13]

Muitas pessoas acham f�cil acreditar nos profetas do passado. Entretanto, acreditar e seguir o profeta vivo � algo muito mais importante. Levantamos a m�o para apoiar o Presidente da Igreja como profeta, vidente e revelador.

Como podemos apoiar o profeta? Devemos orar por ele. Sua carga � pesada e ele precisa ser fortalecido pelas ora��es dos Santos.

Devemos estudar suas palavras, escutar seus discursos nas confer�ncias ou l�-los nas publica��es da Igreja.

Devemos seguir completamente seus ensinamentos. N�o devemos seguir apenas alguns de seus conselhos, deixando de lado aquilo que nos � desagrad�vel ou dif�cil. O Senhor nos ordenou que segu�ssemos os ensinamentos de seu profeta:

"Devereis atender a todas as suas palavras e aos mandamentos que ele vos dar� conforme os receber, andando em toda santidade diante de Mim;

Pois suas palavras recebereis como de Minha pr�pria boca, em toda paci�ncia e f�". (D&C 21:4-5)

O Senhor nunca permitir� que o Presidente da Igreja nos conduza de maneira errada.

Se obedecermos, o Senhor nos promete o seguinte:

"As portas do inferno n�o prevalecer�o contra v�s; sim, e o Senhor Deus dispersar� diante de v�s os poderes da escurid�o, e far� sacudir os c�us para o vosso bem e para gl�ria do Seu nome." (D&C 21:6)

Quando fazemos conforme o profeta nos ensina, derramam-se b�n��os dos c�us sobre n�s. Uma hist�ria da vida de Lorenzo Snow, o quinto presidente da Igreja restaurada, mostra como Deus recompensa Seus filhos por sua obedi�ncia. Naqueles dias, a Igreja estava sofrendo grandes dificuldades financeiras e havia pouco dinheiro para pagar as d�vidas. Ent�o surgiram mais dificuldades. Uma grande seca afligiu muitos santos. O Presidente Snow dirigiu-se ao Senhor e suplicou ajuda. Certo dia, quando o profeta estava falando no Tabern�culo de St. George, em Utah, o Esp�rito Santo inspirou-o a prometer aos santos que eles receberiam chuva, se pagassem um d�zimo completo. Ele citou Malaquias: "Trazei todos os d�zimos � casa do tesouro (...) e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Ex�rcitos, se eu n�o vos abrir as janelas do c�u, e n�o derramar sobre v�s uma b�n��o tal, at� que n�o haja lugar suficiente para a recolherdes." (Malaquias 3:10)

O povo obedeceu a seu profeta, e as chuvas ca�ram sobre as planta��es ressequidas.

A fim de permanecer firme, a Igreja verdadeira deve ser edificada sobre o alicerce dos profetas. (Ver Ef�sios 2:20.) Somos aben�oados neste mundo inseguro por termos um profeta a quem o Senhor nos revela Sua vontade.

� N�meros 12:6 (Deus fala por interm�dio dos profetas)

� I Samuel 9:9 (o profeta chamado vidente)

� Lucas 1:70 (Deus fala por interm�dio dos profetas)

� D&C 45:10, 15 (Deus fala hoje como no passado)

� 1 N�fi 22:2 (pelo Esp�rito, coisas s�o reveladas aos profetas)

� D&C 68:3-5 (quando os servos do Senhor falam movidos pelo Esp�rito Santo, sua palavra � a mente, vontade e voz

 do Senhor)

� D&C 107:65-67, 91-92 (deveres do Presidente da Igreja)

� D&C 43:1-7 (apenas o profeta est� autorizado a receber revela��es para a Igreja)

 

<< Cap�tulo 8

Sum�rio

P�gina Inicial

Cap�tulo 10 >>